domingo, 5 de setembro de 2010

A pessoa que vai ao encontro do próximo

Dinâmica para encontro de jovens


Alguém perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
Jesus respondeu: Um homem descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de bandidos que, tendo-o despojado e coberto de pancadas, foram-se embora e o abandonaram quase morto. Aconteceu que um sacerdote descia por esse caminho; ele viu o homem e passou a boa distancia. Do mesmo modo um levita chegou a esse lugar; viu o homem e passou a boa distancia. Mas um samaritano que estava de viagem chegou perto do homem: ele o viu e tomou-se de compaixão. Aproximou-se, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho, montou-se sobre a sua própria montaria, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirando duas moedas de prata, deu-lhe ao hospedeiro e lhe disse: “Toma conta dele, e se gastares alguma coisa a mais, sou eu que te pagarei na minha volta”. Qual dos três, a teu ver, mostrou-se próximo do homem que caíra nas mãos dos bandidos? O homem respondeu: “Foi aquele que deu prova de bondade para com ele”. Jesus lhe disse: “ Vai e fazes o mesmo”.
A pergunta para você hoje é a mesma que o homem perguntou para Jesus: “ Quem é o seu próximos?”
A resposta é claro, mas exige um sair ao encontro do outro, ou seja, o próximo é aquele que eu me aproximo. Você é bom e pode manifestar sua bondade com aquele que você se aproxima. Agora cabe a você escolher.
Qual é a sua decisão?
A pessoa que vai ao encontro do próximo
O encontro com o próximo.
Motivação: Levar o jovem a contemplar a realidade de que ele é bom, como o samaritano do texto e, que ele não estar sozinho no mundo, mas que precisa sair de si e ir buscar daquele que é o seu próximo. Lembrando que próximo é aquele no qual se aproxima. Por isso, fazer o bem, sem esperara nada em troca, pois somos todos filhos do mesmo Pai, então somos todos irmãos
Trabalho da semana
1) Vamos ver se no nosso meio há briguinhas, rancores, magoas para buscarmos resolver e acabar com essas coisas no nosso meio.
2) Durante esta semana vamos sortear um “anjo oculto”. Cada pessoa pegará uma outra (em forma de sorteio) para cuidar durante esta semana, manifestando este cuidado de forma que não se fale quem seja. Esta demonstração deverá ser em conversas, cuidados, gentilezas, cordialidade, etc., que leve a pessoa na qual foi tirada, a se sentir bem durante esta semana e que na próxima semana você conheça melhor esta pessoa, para que ela se torne uma pessoa verdadeiramente e não somente um conhecido.
3) Na próxima semana cada um tentará descobrir quem foi que lhe tirou e porque
.

Nenhum comentário: